Uma dúvida que vem circulando nos lares e tirando o sono de muitos pais é “como vou manter o meu filho protegido e ativo em plena pandemia?” A adoção do isolamento social como medida de segurança levantou a atenção para a saúde física e mental das crianças que tiveram sua rotina reduzida a ficar dentro de casa, gerando em muitas o aumento do sedentarismo, fraqueza, estresse, medo, ansiedade, insônia, raiva, exaustão emocional entre outros malefícios causados nesse cenário. Consequentemente veio outra questão “o que fazer para reverter esse quadro?”
É aí que as artes marciais entram em cena! Elas trazem inúmeros benefícios a saúde das crianças, combatendo os efeitos negativos do isolamento de dentro para fora, através de lições valiosas que trabalham a força do corpo e da mente, contribuindo positivamente na vida delas. As artes marciais são práticas físicas e mentais, derivadas de antigas técnicas de guerra, divididas em diferentes graus, com o objetivo de desenvolver em seus praticantes a defesa pessoal e imobilização do adversário, expressando sempre um ideal. Elas trabalham a disciplina e autocontrole, cuidando do fortalecimento geral de quem decide aplicá-la em sua vida, por esse motivo muitos pais estão inserindo na rotina dos filhos esse “remédio natural” e obtendo um retorno extremamente positivo.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) crianças e adolescentes precisam acumular 60 minutos de atividade física por dia, de moderada a vigorosa, as atividades intensas que ajudam no fortalecimento e desenvolvimento de músculos, ossos, articulações e coordenação motora devem ser feitas pelo menos três vezes por semana. As técnicas de luta que se baseiam em filosofias vão além, melhoram a saúde do indivíduo com todas as atividades recomendadas para um bom desenvolvimento e acrescentam metodologias de autoconfiança, liderança, autocontrole, redução do estresse ajudando e muito no psicológico dos pequenos.
O ideal é que os pais procurem uma escola ou profissional habilitado na área de artes marciais para reduzir de forma segura e personalizada os malefícios que o isolamento traz. A AYAM (escola de artes marciais) tem aulas presenciais, seguindo todos os protocolos da OMS (Organização Mundial da Saúde) com profissionais capacitados que aprimoram o condicionamento físico dos alunos, prevenindo lesões e promovendo suas técnicas de forma segura, com pilares que trabalham a disciplina emocional e moral.
Gostou? Agende agora mesmo uma aula experimental para o seu filho!